Sondagem a percussão
SPT - Standart Penetration Test e SPT-T - Standart Penetration Test com medida do Torque
SPT - STANDART PENETRATION TEST
Ensaio simples, rápido e prático que traz muitos subsídios para resolver uma fundação. É o ensaio mais utilizado no Brasil pela sua eficiência e pela sua simplicidade na obtenção dos dados.
Consiste na cravação de 45cm de um amostrador barrilete padrão, utilizando um peso de 65kg caindo em queda livre de uma altura de 75cm; na cravação deste amostrador é feita a coleta do material, amostra semideformada, que posteriormente será analisada para classificação e caracterização do solo naquele ponto. O SPT, Nspt, e o número de golpes realizados pelo peso de 65kg necessários para penetrar os 30cm finais de um total de 45cm como dito anteriormente. Este ensaio dinâmico, com retirada de amostra através do amostrador, é realizado de metro e metro até a cota de paralisação da sondagem que pode ser determinado em função da obra, pela fiscalização, ou conforme critérios da NBR 6484.
Depois de cravado o amostrador, pode ser realizado o ensaio de torque, SPT-T, que também é simples, prático, rápido e traz mais subsídios para o engenheiro geotécnico definir a fundação. Consiste basicamente na adaptação de um torquímetro ao conjunto de hastes que esta conectada ao amostrador cravado no solo, sem que seja retirado o amostrador cravado. Gira-se o torquímetro, conjunto torquímetro-haste-amostrador, com velocidade lenta e continua de modo que haja o “rompimento” do atrito entre o solo e o amostrador, neste ponto temos registrado no torquímetro o torque máximo. Após o rompimento, continua a girar o conjunto com velocidade lenta e contínua de modo que a força de giro seja sempre a mesma, neste ponto temos registrado no torquímetro o torque residual.